Pacientes deixaram de fazer exames ou tratamentos

A pandemia de covid-19 que atingiu o mundo e o Brasil desde março de 2020 provocou um grande reflexo no atendimento aos pacientes cardiológicos. A superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que as demandas na cardiologia aumentaram bastante. “A gente tem pacientes que infelizmente não conseguiram fazer os exames preventivos ou os tratamentos durante a pandemia. E a gente sabe que essas doenças cardiológicas se agravaram neste período”, analisou.

Márcia aponta que é por esse motivo que houve a estruturação da nova Unidade de Cardiologia, para ajudar a população a recuperar esse tempo perdido. “A gente sabe que vamos precisar de um esforço conjunto da população. As pessoas precisam fazer os exames preventivos, se alimentar adequadamente, fazer suas caminhadas e o acompanhamento cardiológico. Principalmente os idosos, para que os cardiologistas devem ser inesquecíveis”, apontou.

Unidade de Cardiologia do HBU foi planejada e estruturada para garantir um atendimento completo, com todas as especialidades ao paciente cardiológico. Dessa forma, está tudo concentrado em um único espaço a hemodinâmica com equipamento de última geração, consultórios para consultas, exames de eletrocardiograma, esteira, holter, de sangue, de imagem, com tomografia ou ressonância coronariana, com gráficos e outras ferramentas.

“A ideia é que nós perdemos muito tempo no atendimento a estas pessoas, que deixaram de fazer os acompanhamentos. E agora entendemos que elas não podem perder tempo e precisam encontrar tudo o que precisam em um único lugar”, finalizou.