AMAMENTAÇÃO
- O leite materno é o melhor alimento para seu bebê por isso até os 6 meses não precisa oferecer nenhum outro alimento, inclusive água e chá pois o leite materno tem bastante água.
- Não é preciso lavar nem passar nada no bico do seio, basta o banho diário e evite sabonete nos mamilos.
- Ofereça o seio, com intervalos, de acordo com a vontade do bebê, sempre trocando o seio que ofereceu em primeiro lugar.
- Evite que o seio encoste o nariz da criança, amamente em posição cômoda para a mãe, para a criança e com pouca luz e barulho. Converse com a criança, procurando fazer com que ela mame devagar.
- Após mamar, cloloque-a no colo, em pé para “arrotar” e depois a coloque no berço sempre do lado direito e nunca de barriga para cima para que não engasgue, caso “volte” o leite.
- Lembre-se que não existe leite fraco e quanto mais a criança sugar o seio, mais leite você terá.
- O uso de bicos, chupetas, chuquinhas e mamadeiras atrapalham a amamentação e o bebê pode largar o peito.
- Você pode tirar o seu leite, para depois dar ao bebê, podendo deixá-lo em lugar fresco por 6 horas, ou na geladeira (não colocar na porta) por 24 horas, ou no congelador por 7 dias ou no freezer por 15 dias. Quando for dar o leite guardado, basta aquecê-lo em banho Maria, com fogo desligado, balançando o vidro lentamente, para misturar os componentes do leite. Retirar a quantia que for dar ao bebê e o restante colocar na geladeira por mais 24 horas no máximo. Não congelar o leite novamente. Dê o leite com colherzinha, copinho ou xícara.
- A mãe que amamenta deve se alimentar bem e tomar bastante líquido. Evite cigarro e álcool. Não tome medicamentos sem orientação médica, pois alguns medicamentos podem pejudicar o bebê através do leite.
- Se a sua mama ficar muito cheia, o bebê poderá ter dificuldades para “pegar” o seio. Neste caso ele irá chorar e poderá dar rachadura no “bico”. Se isso ocorrer, procure esvaziar a mama, antes de cada mamada.
- Após o bebê mamar, você pode limpar a sua boca mesmo se ainda não tem dentes. Molhe a ponta de uma fralda limpa com água filtrada ou previamente fervida e passe na boca após a mamada.