HBU conscientiza sobre o aleitamento materno no Agosto Dourado

Mães, gestantes, médicos e outros profissionais do HBU (Hospital Beneficente Unimar) participaram de uma atividade visando a orientação e conscientização sobre a importância de amamentar os bebês.

Atividade realizada promoveu a inserção dos profissionais que atuam no bloco materno infantil, que envolve a maternidade, centro obstétrico e a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, além de orientação e conscientização das mães e gestantes atendidas pelo hospital. Elas também ganharam “mimos” para guardarem como lembrança pela data.

Equipe da UTI Neonatal e maternidade atuou para organizar um café da manhã e a inserção do contexto da amamentação de quem atua no segmento. Segundo a supervisora de enfermagem Aline Marzola, o objetivo foi esclarecer para as mães e gestantes os benefícios reais da amamentação, bem como diminuir as dúvidas e mostrar o quanto é importante a questão do leite materno, em relação a prevenção de doenças e formação do trato gastrointestinal, o que garante a saúde do bebê.

Aline explica ainda que este ano a atividade foi um pouco diferente, com a conscientização dos funcionários por meio de treinamento, produção de frases com brindes obtidos pela equipe multidisciplinar, a fim de estimular ainda mais a importância no vínculo entre mãe e filho desde o início do nascimento até os seis meses de vida do bebê, conforme é previsto pela OMS (Organização Municipal da Saúde) a amamentação exclusiva.

“Foi bem gratificante, com o registro fotográfico das equipes, onde elas puderam se ver em atuação, a fim de fazer a reflexão ainda maior sobre o que já vem sendo trabalhado”, relatou.

Além das frases elaboradas pelos funcionários e funcionárias, houve também a visita aos quartos, com a orientação individual de cada mãe ou gestante. “As visitas contaram também com a participação das equipes de fono e de enfermagem, que realizaram a orientação direta para orientar as mães sobre a importância da amamentação”, destacou.

A supervisora de enfermagem disse ainda que a amamentação é muito importante para reforçar o vínculo entre mãe e bebê e os benefícios para a saúde das crianças. “Além do vínculo, é preciso ressaltar os benefícios clínicos às crianças, com a formação de anticorpos e da imunidade. Dessa forma, influencia tudo, não só a parte fisiológica, mas a formação psicológica e o reforço dos cuidados da mãe para com o bebê”, finalizou.

Orientação abrangeu tanto as mães que estão na maternidade e funcionárias gestantes quanto aquelas que estão na UTI Neonatal. “Orientação é extensiva para aquelas mamães que estão com seus filhos, assim como as que estão na UTI e que não conseguem ter um contato imediato com as crianças, uma vez que elas ficam internadas por alguns dias e até meses”, apontou Aline.

INCENTIVO

Jéssica Duarte Furlaneto Soares, mãe do pequeno Miguel, destacou que a iniciativa do HBU no Agosto Dourado é muito positiva, porque incentiva o aleitamento materno, que é muito importante para os bebês e para o vínculo com as mães.

“É um desafio, nos dias atuais, uma vez que a amamentação não é tão incentivada e em agosto ocorre um maior incentivo. Eventos como esse nos fortalece nesse vínculo de amamentação entre mãe e filho. Nós aprendemos que a amamentação do bebê até os seis meses de idade é de suma importância, porque é muito melhor do que as fórmulas”, relatou.