ABHU em busca do título IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança).

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente previne mortes em crianças menores de cinco anos. Muitos são os esforços governamentais e dos profissionais da saúde e da sociedade no sentido de promover, proteger e apoiar esta prática, destacando-se a implementação de políticas e ações para propiciar à criança o melhor início de vida possível.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (United Nations Children”s Fund – em português: Fundo das Nações Unidas para a Infância) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foi estabelecido os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

10 passos necessários para o Sucesso do Aleitamento Materno:

  1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
  2. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
  3. Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
  4. Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
  5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
  6. Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
  7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
  8. Encorajar a amamentação sob livre demanda
  9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
  10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Podemos observar de forma satisfatória que nossa instituição encontra-se muito próximo de cumprir as metas e os passos pré estabelecido, nossos objetivos foram traçados e em breve iniciaremos  as capacitações relacionadas ao conteúdo programático que o ministério da saúde preconiza.

“Amamentar é uma forma de amar.

Apoiar a Amamentação é uma forma de salvar vidas!”