Grupo de empresárias faz doação de itens para a Uniquimio do HBU

Um grupo de empresárias de Marília doou vários itens de higiene, lenços e almofadas para pacientes que são atendidos pela Uniquimio, no Hospital Oncológico Unimar (HOU). A campanha foi realizada pelas lojistas com o objetivo de ajudar os pacientes tratamento de câncer.

A empresária Silvia Dezzotti, da Bibi Calçados, destacou que sempre teve o desejo de fazer ações em prol das pessoas que estão em tratamento de câncer. Após conhecer o atendimento da Uniquímio, ela mobilizou outras empresárias e ficou acertado que seria feita uma campanha em favor da unidade do HOU.

“Eu procurei a Simone Maziero, da Carmen Stefan; a Luiza Passarelli, da Acquamarini; a Bruna Rossi, da Scala Lingerie e a Monique e Jaqueline Maldonado, da Eu Diva Cosméticos e definimos que seriam destinados 10% das vendas durante três dias, para comprar itens para os pacientes atendidos no hospital”, explicou.

Silvia disse ainda que o diretor do hospital oncológico, médico Sérgio Affonso, orientou sobre os itens de maior necessidade e com isso, o grupo procurou a Farmácia Boa Forma, para fazer os produtos. “Nós trouxemos protetores labiais e hidratante corporal, pois sabemos que o tratamento deixa a pele muito ressecada”, afirmou. A Fraternidade Feminina das lojas maçônicas 27 de setembro e Alfeu César Pedrosa, também colaborou com a doação de lenços e encostos de cabeça, no formato de corações.

“Nós ficamos muito gratas em participar desta ação, que vai ajudar muitas pessoas. Também agradecemos as pessoas que fizeram as compras, sabendo que parte da renda seria revertida à Uniquimio. Esperamos que no ano que vem possamos ajudar um pouco mais”, ressaltou.

O diretor do hospital oncológico, médico Sérgio Affonso, explicou que é grande o número de pacientes atendidos no hospital. “E o número de casos de câncer tem aumentado bastante nos últimos meses. Nós fizemos uma estatística e o câncer de mama é a terceira maior ocorrência. Os primeiros são de fígado e de próstata”, comentou.

Conforme Affonso, os itens doados vão promover maior conforto aos pacientes durante o tratamento. “Esses materiais garantem maior bem-estar e traz alegria aos pacientes em tratamento. E cada uma de vocês vai sentir, no coração, a satisfação deles”, disse.

O médico apontou ainda que todas as ações que envolvem a comunidade são bem-vindas pelo hospital e pelos pacientes. “Exemplo disso é a campanha que arrecada mechas para fazer perucas. É uma mobilização que conta com apoio de grandes empresas e mobiliza toda a população. E os pacientes ficam muito felizes ao receberem as perucas”, lembrou.

A diretora administrativa do Hospital Beneficente Unimar (HBU), Maria de Fátima Romão, participou da entrega. Ela explicou que o apoio da comunidade é importante na assistência aos usuários. Fátima disse também que, em breve o Hospital Oncológico vai ter condições de atender pacientes de várias cidades da região, tanto por meio de convênios como pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O processo de credenciamento ao SUS está em andamento, dependendo dos trâmites da Secretaria Estadual da Saúde. Até que ele seja concluído, vai ser possível fazer atendimentos pontuais, conforme a demanda”, ressaltou.

Após a entrega das doações, o grupo foi convidado para conhecer a estrutura do hospital oncológico. Guiadas pelo diretor Sérgio Affonso, as empresárias visitaram os leitos, ala de quimioterapia, as perucas térmicas, que auxiliam para reduzir a queda de cabelos e outras instalações. “Tudo foi pensado de forma a garantir a melhor assistência, de forma humanizada e profissional”, finalizou o diretor Sérgio Affonso.