NUTRIÇÃO MATERNA

As mães que amamentam no peito , se preocupam muito com o que devem comer. Então elaboramos algumas informações

  • Não coma por dois, assim como na gestacão, você não vai precisar comer por você e pelo bebê. Uma alimentacão equilibrada, balanceada é sempre mais importante.
  • Existem três grupos de alimentos: construtores, energéticos e reguladores. É fundamental que todos eles estejam presentes em sua alimentacão:
  • Alimentos construtores são responsáveis pela construção e reparação de tecidos corporais. São as proteínas, tais como carnes em geral, ovos, leite e derivados. As proteínas participam da multiplicação das células e, por isso, são essenciais para o crescimento da criança.
  • Alimentos energéticos (os carboidratos) são responsáveis pela produção diária de energia necessária para as nossas atividades. São os pães, massas, inhame, mandioca, cará, batata,mandioquinha, batata-doce, biscoitos, mel, doces em geral, além de cereais (arroz, trigo, aveia) e farinhas.
  • Alimentos reguladores (vitaminas e minerais) são importantes para manutenção da saúde, já que regulam tão diversos quanto complicados processos bioquímicos. Eles controlam o funcionamento do organismo e o crescimento da criança. Como estão presentes nos alimentos em quantidades bem pequenas, estes nutrientes são mais conhecidos como micronutrientes. Frutas e hortaliças são as melhores fontes.
  • Mastigar bem os alimentos e beber água antes ou depois das refeições são dicas importantes.Alguns alimentos cujo sabor e aroma podem ser identificados no leite materno e, ventualmente provocar cólicas no bebê ou ele pode “rejeitar” a refeicão por não gostar do aroma, como no caso do alho.
  • Não sugerimos que você evite nenhum alimento, mas se o bebê chorar muito, observe o que ingeriu antes da mamada.
  • Alimentos ricos em enxofre, tais como a couve-flor, couve, rabanete, repolho e espinafre, podem causar gases, podem perturbar o processo de digestão da criança.
  • A mãe deve sempre dar preferência a frutas, com exceção da manga, fruta-do-conde, goiaba e melancia, que devem ser digeridas mais demoradamente.
  • Os vegetais têm liberdade para o consumo, com destaque para o agrião, aipo, rúcula e alface.
  • Alguma sugestões do que comer sem medo: Frutas (melão, maçã, pêra, laranja lima, mamão e figo), Vegetais (taioba, aipo, gergelim, rúcula, alface, agrião), Muita água e sucos, água de coco
  • Cuidado com: leite de vaca e derivados, café e chás de hortelã, mate e capim-limão, chocolate,refrigerante e álcool.
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