NOTA DE ESCLARECIMENTO

Atualmente o Hospital Beneficente Unimar está totalmente inserido no cuidado dos pacientes, que apresentam quadro de COVID19, residentes no município de Marília. Estamos com 48 leitos em 4 UTIs; e 50 leitos distribuídos em duas enfermarias de cuidados semi  intensivos, mantendo 100% de ocupação, há alguns meses.

Salientamos que a equipe da UTI: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, conservação, nutrição, entre outros…. tem trabalhado diuturnamente há mais de um ano e que vem assumindo o aumento do número de leitos para acolher os pacientes, sem aumento do número de quadros, uma vez que não temos encontrado, no mercado de trabalho, profissionais de todas as áreas que tenham habilitação técnica necessária para prestar assistência adequada, principalmente médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Como é sabido, para formar um médico intensivista são necessários quatro anos de residência médica em programas reconhecidos pelo MEC, que são poucos. Este fato já mostra a dificuldade para encontrarmos esse profissional no mercado. Desta forma, a nossa equipe médica, que tem experiencia na área, têm se desdobrado, reforçando o nosso compromisso  com a manutenção da qualidade do cuidado.  Além disso, vários profissionais, entre eles fisioterapeutas e enfermeiros, tem solicitado o desligamento do trabalho por conta da carga de atividade que o portador de COVID 19 requer, e temos encontrado cada vez mais dificuldade em repor estes profissionais.

Ressaltamos que no ato da internação o acompanhante, ou o próprio paciente assina um TERMO onde consta a autorização de TODOS os procedimentos necessários para que a vida do paciente seja preservada.

Sabendo que os familiares ficam muito preocupados, o que é compreensível e até esperado, com o estado clinico dos seus entes queridos, a ABHU montou o GAC – Grupo de Apoio à Comunicação – formado por estagiários do curso de medicina, coordenados por dois médicos, sendo que um deles é o responsável pela equipe médica das UTIs. O GAC elabora um boletim informativo diário baseado no boletim clinico que os médicos, que atuam nas respectivas UTIs, preenchem de cada paciente à medida que realiza o cuidado.

As informações (boletim informativo) são enviadas para os familiares cujos números de telefones correspondem ao que foi informado por ocasião da internação, assim o GAC não pode se responsabilizar se a informação está sendo disponibilizada para uma pessoa que a família, posteriormente não concorde. Quando esses casos ocorrem e o GAC tem acesso a outro telefone, as informações são redirecionadas.

Acreditamos que a linguagem utilizada pelo boletim atende a maioria dos familiares, porém há alguns que solicitam mais informações, além das que constam do boletim do médico, portanto mesmo entendendo a necessidade dos familiares não é possível disponibilizá-las por conta da sobrecarga de trabalho.

Além do boletim diário, há a visita guiada, previamente agendada, para casos excepcionais segundo critérios definidos pela equipe médica, as ligações por vídeo e, em breve, implementaremos o prontuário afetivo e as mensagens escritas e por áudio das famílias que serão enviadas para os pacientes.

A equipe de saúde cuida de cada paciente como se estivesse cuidando de seu próprio familiar, pois sabe que cada um que está sob seus cuidados é pai, mãe, tio, tia, avô, avó, primo, amigos de alguém, e investe todos os seus conhecimentos, fazendo de TUDO para que o seu familiar retorne, o mais rapidamente possível ao convívio dos seus entes queridos.

Algumas vezes não é possível fazer contato telefônico para notificar o familiar sobre procedimentos invasivos que precisam ser realizados. Muitas vezes a intervenção precisa ser realizada com urgência em prol da vida do doente, mas com certeza, posteriormente, o boletim irá informá-lo do procedimento executado.

Contamos com a sua compreensão quando tal situação ocorrer, mas tenha certeza que todas as intervenções que foram ou serão executadas os profissionais utilizarão critérios precisos e sempre baseados nas melhores evidências científicas existentes, para salvar a vida do seu familiar.  

Agradecemos a confiança depositada na nossa equipe de saúde

Marilia, 15 de abril de 2021

Marcia Mesquita Serva Reis

Superintendência – ABHU