Hospital ABHU investe em profissional específico

Visando melhorar a recepção aos clientes, a direção da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) contratou uma profissional da área hoteleira no segmento hospitalar para o processo de reformulação do segmento que passa por uma nova concepção. “Queremos um trabalho humanizado e profissional entre os nossos clientes, quando estiverem internados no hospital, ou não”, anunciou Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da ABHU de Marília. “Nossos leitos são considerados bons, porém, queremos que estejam melhores, além de uma assessoria aos nossos clientes”, afirmou. “Além disso, criaremos uma série de atendimentos semelhantes a de um hotel do mesmo porte que o hospital”, disse a dirigente hospitalar.

Veralice Tinos foi contratada para ser a gerente de hotelaria do hospital mariliense. Com experiência em hospitais como: Beneficência de São Paulo, Paraná Clinica, em Curitiba, Grupo Marista, em Curitiba, dentre outros hospitais, ela chega com a missão de reestruturar o setor de forma mais eficiente e eficaz. Formada pela Faculdade de Medicina de Marília (Famena) na turma de 1984, Veralice Tinos elogiou a performance da direção da ABHU. “Todo hospital necessita ter uma visão estratégica na área de hotelaria”, comentou. “Percebi que o desejo do hospital é desenvolver programas específicos neste sentido, e tem condições para isso”, disse a recém contratada que está tomando conhecimento do potencial existente para a apresentação de um plano de ação para breve.

De acordo com Veralice Tinos, a área de hotelaria hospitalar se preocupa desde a recepção, trabalho com a telefonista, encaminhamento para exames, preocupação com a acessibilidade, segurança, enxoval, refeição e tantas outras ações ligadas ao atendimento de forma direta ou indireta. “É se colocar no lugar do cliente e sentir a necessidade antes dela acontecer”, comentou ao focar uma atenção especial aos acompanhantes dos clientes. “Eles estão mais atentos as necessidades de momento”, falou. “Os acompanhantes ajudam muito no desenvolvimento deste trabalho por estarem do outro lado e mais tranquilos que normalmente o cliente”, acredita ao elaborar futuramente uma série de pesquisas de satisfação. “Trabalho importante para o monitoramento do nosso trabalho”, falou a recém contratada.

Outro detalhe importante considerado pela nova gerente de hotelaria da ABHU é quanto a capacitação. Segundo ela haverá uma sequência de treinamento interno para pessoal de diversos setores do hospital relacionados ao atendimento. “Preciso reavaliar os equipamentos que dispomos, os uniformes existentes e principalmente a elaboração de procedimentos de rotinas”, explicou a profissional que conhece o hospital desde a inauguração há 16 anos atrás. “Me lembro perfeitamente quando estive aqui no passado e fiquei encantada com a concepção moderna do hospital”, lembrou ao ter como foco a profissionalização do setor de acolhimento ao cliente. “Em breve qualquer um que entrar no hospital notará a diferença”, prometeu.