Hospital ABHU cria mais duas comissões de trabalho

Visando uma melhor organização nas diversas frentes de trabalho existentes, a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, criou mais duas comissões de trabalho, dentro das 13 comissões já existentes, que ajudam a administração do hospital local com ideias, propostas, ações e melhorias nas performances de atividades fundamentais na área da saúde. “As comissões de trabalho são importantes, pois, um hospital tem uma gestão complexa que necessita da participação de todos os setores da instituição”, explicou Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da entidade. “Cada comissão de trabalho é responsável em avaliar e melhorar a performance da área em que é responsável e apresentar problemas, soluções e ideias”, disse ao monitorar o trabalho de todas elas. “Elas atuam de forma paralela as atividades do hospital, se reunindo com frequência e de forma constante”, disse a dirigente hospitalar.

De acordo com Elaine Gianini, secretária de comissões da ABHU, as comissões existentes seguem normas próprias, dentro de um estatuto hospitalar. “A partir deste mês teremos mais duas comissões”, anunciou. “As comissões de residência multiprofissional e de vigilância sanitária específica”, nominou a responsável pelo trabalho das comissões, na organização de documentos, sugestões de pauta e comunicação de atividades. “As comissões produzem ata oficial dos encontros, além de ter um calendário de encontros e ações específicas”, explicou a secretária ao elencar a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e a Vigilância Sanitária específica para a Radiologia. As outras 13 comissões existentes são: Comissão de Ética Médica; Comissão de Prontuário e Óbito; Comissão de Residência Médica (Coreme); Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); Farmácia; Comitê de Pesquisa; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); Mortalidade, Materna e Neo Natal; Comissão Intra Hospital de Doação de Órgão de Transplante (CIHDOT), Equipe de Terapia Nutricional Multiprofissional (Nutrição); Humanização; Multiprofissional e o Comitê Transfusional.

O desejo da diretoria da ABHU é que documentos importantes devem ser produzidos em que o público em geral será o maior beneficiado. “Estamos viabilizando estudos sobre a elaboração de ações como: Manual da Maternidade, Guia do Hospital, Programas de Apoio, Páginas específicas na Internet, Manual de Conduta Profissional, bem como a criação de novas comissões”, explicou Elaine Gianini ao defender a ideia de que todas as comissões são integradas uma com as outras. “O trabalho é um só”, lembrou. “Nosso objetivo é oferecer o melhor serviço em saúde, com respeito e cordialidade por meio de uma gestão auto sustentável proporcionando campo de estágio para o continuo desenvolvimento do ensino e da pesquisa”, lembrou ao citar a missão da ABHU.

Para a secretária das comissões do hospital mariliense algumas reuniões de comissão acontecem bimestralmente, no máximo, porém, a maioria se encontra quase que mensalmente. “Estamos desenvolvendo um cronograma de atividades para 2014 em que os coordenadores de comissão se reunirão com a administração do hospital, bem como agilidade na informação via Internet entre as comissões e as pessoas que participam”, comentou. “Todos precisam saber o que todos fazem”, defendeu Elaine Gianini.