Equipe do HBU vai a Campinas visitar Hospital Vera Cruz

No começo do mês, o Hospital Beneficente Unimar (HBU) mandou uma equipe para a cidade de Campinas (SP), com o objetivo de conhecer um equipamento usado em farmácias hospitalares e a logística de trabalho adotada. Tânia Shirayshi, farmacêutica do HBU, e Rodrigo Paiola, diretor administrativo, estiveram no Hospital Vera Cruz para conhecer uma máquina que é usada para embalar medicamentos e criar kits. 

Uma das principais vantagens do uso dessa tecnologia é a possibilidade de diminuir a mão de obra envolvida no processo. “Hoje eu tenho, na verdade, duas ou três pessoas para etiquetar e embalar os medicamentos. Com esse equipamento, eu só uso uma pessoa para etiquetar. Ele embala comprimido, ampola, frasco ampola”, conta Shirayshi. Com o auxílio da máquina, esses funcionários poderiam ser remanejados para desempenhar outras funções mais urgentes dentro do hospital.  Além disso, ela conta com uma série de outros recursos interessantes, como impressão de código de barras, instruções de uso e de como abrir corretamente a embalagem. “Tem muito medicamento, por exemplo, que você não pode tomar antes das refeições. Outros que interagem com o alimento.”, explica Tânia.

A equipe também aproveitou para conhecer a logística de trabalho dentro da farmácia. Essa não é a primeira vez que o HBU visita outros hospitais de excelência em busca de se aperfeiçoar e modernizar. Esse tipo de visita já foi feito no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e no Hospital da Unimed, em Bauru. “É bom fazermos esse tipo de visita para conhecermos outras formas de fazer o que nós fazemos, para nos modernizar e agregar. Eu tento sempre ver como posso melhorar minha farmácia”, explica Tânia.