Comunicação única orienta a população sobre os serviços de saúde

UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte participa de comissão que visa auxiliar a população sobre qual serviço de saúde é o mais adequado para cada tipo de necessidade.

A comissão, integrada pela UPA da zona Norte, HC/Famema (Hospital das Clínicas/Faculdade de Medicina de Marília), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Prefeitura de Marília e DRS 9 (Departamento Regional de Saúde de Marília), produziu uma campanha com o intuito de indicar as situações em que a população deve procurar os postos de saúde, serviços de Pronto Atendimento (UPA e PA) e o Hospital das Clínicas.

Esta ação tem como objetivo principal, oferecer a população um material informativo que oriente a população de forma clara e simples sobre qual o serviço deve-se procurar, de acordo com os sintomas.

Segundo Luiz Carlos Doretto Junior, diretor administrativo da UPA zona Norte, com a conscientização da população, consequentemente o fluxo de atendimento nas diversas esferas deve melhorar de maneira considerável, resultando num atendimento mais ágil em todos os serviços.

Confira no link http://www.marilia.sp.gov.br/prefeitura/prefeitura-integra-comissao-para-divulgar-e-orientar-populacao-sobre-servicos-de-saude/  o material produzido para a campanha.

A campanha, desenvolvida pela gerência de comunicação do HC/Famema, com apoio da Unimar (Universidade de Marília), através da UPA, Samu e da Prefeitura de Marília, adotou como personagem o “Dr. Clarão”, que aparece em banners para redes sociais e impressos, e se tornará um vídeo animado em breve.

Nos postos espalhados pelos bairros também podem ser feitos acompanhamento pré-natal, atendimento odontológico, vacinas, curativos e consultas médicas agendadas. A superintendente do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis, vê redução de riscos, otimização de recursos e redução do tempo de espera nas unidades de pronto atendimento, com os pacientes procurando os serviços adequados a cada caso.